História

Os Serviços Municipalizados da Nazaré (SMN) foram criados no dia 30 de dezembro de 1932, sob deliberação camarária, tendo como fundamento a necessidade de delegar a gestão de instalações de produção e distribuição de energia elétrica; da recente (à época) aquisição do Ascensor da Nazaré; e da necessidade premente de organizar os serviços de distribuição de água potável aos domicílios e outros.

O primeiro Presidente dos Serviços Municipalizados da Nazaré foi o eng. Silvino Brilhante Periquito, em acumulação com o cargo de Presidente da Comissão Administrativa da Câmara Municipal da Nazaré, tendo liderado a primeira Comissão Administrativa dos SMN criada no dia 26 de dezembro de 1933.

A primeira sede dos SMN localizava-se no denominado “Chalet do Elevador”, localizado junto à entrada da Gare Superior do Ascensor da Nazaré.

No ano de 1978 deu-se início ao processo de criação de resposta de Transporte Urbano, em sede de Reunião de Câmara, presidida por Abílio dos Santos e Sousa, em que foi deliberado abrir concurso público para a exploração das carreiras urbanas entre Calhau, Pederneira e Nazaré, servindo a zona da Urbisol e Externato. Contudo só a 2 de junho de 1982, foi deliberado autorizar a transferência de direitos de transporte coletivos da Câmara Municipal para os Serviços Municipalizados da Nazaré.

Uma vez que a concessão havia sido atribuída à Rodoviária Nacional e considerava-se, à época, que esse processo gerava défice, determinou-se, a 2 de outubro de 1985, a transferência da gestão dos Transportes Urbanos Rodoviários para os SMN, sob proposta do vereador António Nunes Pinto.

Em finais de 2013, também o serviço de Saneamento transitou da Câmara Municipal da Nazaré para os SMN, tendo como princípio a otimização dos serviços a prestar à população.

Já em inícios de 2014 os Serviços Municipalizados da Nazaré asseguraram a gestão de recolha de Resíduos Sólidos Urbanos, que se encontrava sob gestão camarária, mas concessionada a entidade privada.

Os Serviços Municipalizados da Nazaré têm sido, desde há muito, a entidade pública concelhia que mais serviços essenciais presta às populações e assim continuará a desenvolver esforços de melhoria contínua, nas diversas áreas prestacionais que se encontram sob sua gestão.

close

Receba AVISOS por Email!

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.