Projeto “Biorresíduos – Continuar a Valorizar”

No âmbito do projeto “Biorresíduos – Continuar a Valorizar”, o Município da Nazaré vai promover e incentivar a população para a separação dos biorresíduos na origem, através da compostagem doméstica e da recolha seletiva de biorresíduos junto dos estabelecimentos de restauração, com vista à valorização dos resíduos orgânicos.

Os biorresíduos são resíduos orgânicos, biodegradáveis, como por exemplo restos de comida, restos resultantes da preparação de alimentos, resíduos provenientes da limpeza de jardins (relva, folhas, sobras de poda de árvores) que podem ser valorizados, evitando a sua deposição no contentor de resíduos indiferenciados, reduzindo assim a quantidade de resíduos depositada em aterro.

O projeto “Biorresíduos – Continuar a Valorizar” assenta em duas áreas: compostagem doméstica e estabelecimentos de restauração.

No que respeita à compostagem doméstica, o projeto contempla a entrega gratuita de compostores domésticos aos residentes do concelho que reúnam condições para os receber. Os interessados devem frequentar uma ação de formação que terá lugar em cada uma das freguesias do concelho, nos dias 24 e 25 de março, devendo a inscrição ser feita previamente através do formulário disponível aqui ou presencialmente nos Serviços Municipalizados da Nazaré ou nas Juntas de Freguesia de Valado dos Frades e Famalicão.

Após a ação de formação, os munícipes interessados em receber o equipamento devem submeter a candidatura no formulário próprio (inscrição no projeto) e que se encontra disponível aqui. As inscrições serão avaliadas por ordem de entrada nos serviços municipais, através de email ou presencialmente, sendo disponibilizados, numa primeira fase, 50 compostores por freguesia.

O compostor só será entregue após confirmação da inscrição e a entrega do equipamento só se realizará mediante a apresentação da Declaração de Aceitação devidamente preenchida e assinada, aceitando as Normas de Participação do projeto.

Relativamente à recolha de biorresíduos nos estabelecimentos de restauração, nesta fase serão contemplados 75 estabelecimentos na vila da Nazaré, preferencialmente na Avenida da República e ruas adjacentes, por ser uma zona de elevada concentração de estabelecimentos de restauração.

A apresentação do projeto realiza-se no dia 24 de março, pelas 17:00h, no Auditório da Biblioteca Municipal José Soares, na Nazaré. Esta vertente do projeto contará com a colaboração da ACISN.

Cada proprietário/gerente interessado no projeto deve submeter a candidatura no formulário próprio (inscrição no projeto) e que se encontra disponível aqui. Será entregue um contentor de 90 litros de capacidade/estabelecimento para deposição exclusiva de biorresíduos. O contentor só será entregue após confirmação da inscrição através do envio de email dos serviços municipais e com a apresentação da Declaração de Aceitação devidamente preenchida e assinada, aceitando as Normas de Participação do projeto. As inscrições serão avaliadas por ordem de entrada nos serviços (email ou presencial), sendo disponibilizados contentores até ao limite do stock existente.

A recolha dos biorresíduos será para continuar e abranger numa fase seguinte mais estabelecimentos de restauração, sendo posteriormente divulgado junto da população o modelo a adotar, bem como os resultados obtidos neste projeto.

Ainda recebe a fatura da água em papel?

ADIRA À FATURA ELETRÓNICA

+SIMPLES +RÁPIDO +AMIGA DO AMBIENTE

Receba AVISOS por Email!

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.