Serviço de transporte por autocarro com novos horários a partir desta semana
Tiveram início esta segunda-feira, 16 de setembro, os horários de inverno do serviço de transportes urbanos por autocarro.
Com o final da época alta do turismo (de férias de sol e mar), a rede de transportes coletivos ajusta-se às necessidades da população, posicionando-se como uma alternativa ao transporte individual para as deslocações diárias.
As linhas (1,2,3,4) do Sítio (1); Pederneira (2), Porto de Abrigo-Sítio-Fanhais (3), sábados, domingos e feriados (4) estão ativas das 7h30 até cerca das 22h30 [horário completo em https://www.sm-nazare.pt/ ] e servem a malha urbana da freguesia da Nazaré, sede do concelho.
Para além do serviço de transporte por autocarro, a Nazaré dispõe, ainda, do transporte por cabo, com o Ascensor a funcionar das 7h15 às 00h00, também no designado horário de inverno.
Os dois meios de transporte de passageiros alargarão ou mudarão os horários de serviço, como vem sendo prática, por ocasião de épocas especiais, tais como o Natal, Passagem de Ano, Carnaval e Páscoa.
O Município tem vindo a promover a sua oferta de transporte coletivo no âmbito da aposta na Mobilidade Sustentável, com investimentos que procuram a promoção do transporte público e para a sua competitividade face ao transporte individual.
Recorde-se que Portugal assumiu o compromisso de atingir a neutralidade carbónica até 2050, enquanto contributo para o Acordo de Paris. O setor dos transportes, essencial para o desenvolvimento económico e coesão social, é um dos principais responsáveis pelo consumo de energia primária e uma das principais fontes de emissões de gases com efeito de estufa.
A elevada dependência do transporte individual para deslocações, nomeadamente de curta distância, tem associado um elevado impacte negativo ao nível das emissões de GEE, que, na época alta de turismo de verão se agravam com situações de congestionamento, ao nível da qualidade do ar, e ao nível da segurança rodoviária. A mitigação destes impactes tem passado pela aposta na modernização e melhoria dos sistemas de transporte coletivo, tornando-os mais atrativos e competitivos face à alternativa automóvel.